segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Filha da mãe

Àqueles que não me conhecem, me apresento:
me chamo Mary Jane que em sânscrito erudito significa: aquela que insiste em escolher seus próprios caminhos.
Isso significa que sou cheia de opiniões.

Ultimamente, ando de saco cheio da maioria delas. O que é ótimo, já que meu mundo está prestes a virar de cabeça para baixo.

Estou grávida. Pela primeira vez. Nunca tive contato com esse universo. Meus amigos não têm filho. Não há crianças na família - com exceção de um, recém nascido em outro estado. Não fazia a menor ideia do que esperar.

Entenda-se: eu vivo minha vida freestyle. Sem saberes pré-programados, sem corresponder a expectativas que não sejam as minhas, sem obedecer a regras a não ser que concorde com elas. Sou do tipo que precisou fumar durante anos para concluir: fumar faz mal à saúde. É, Pedro Bó? É. Essa sou eu. Ame-a ou dane-se você.

Aos trancos e barrancos, consegui, ao longo da vida, deixar isso muito claro para as pessoas a minha volta. Mas na gravidez, todo transeunte se sente no direito de opiniar como se fosse um assunto de interesse público.

Muitas vezes são opiniões opressoras, cheias de cobrança e juízo de valor. E antes que você consiga se recompor e mandá-los todos à puta-que-o-pariu, você e seus peitos gigantes se descabelam um pouco.

Por exemplo: eu tive que parar de beber, de fumar e de tomar coca zero ao mesmo tempo. As pessoas - as malditas pessoas - dizem: parar de fumar foi a melhor coisa que já aconteceu na sua vida. Refrigerante dá celulite. Catar coquinho todo mundo! Os vícios eram meus e eu gostava deles. Se para você isso não seria um sacrifício, faça um exercício de imaginação e pense como seria cortar da sua vida, de uma hora para outra, as três coisas que você mais consome. Não é maneiro. Você sai a noite com os amigos e pede o que? opção a) água sem gás. b) água com gás. c) suco natural de frutas.

i-u-pi.

Para completar não posso ingerir nenhum produto diet/light. Como assim? Todos os produtos do (meu) mundo são lights! Ou você fica gorda ou você vive a base de luz. Essas são as minhas opções. Fora que você não pode pintar o cabelo, fazer sauna, tomar banho de banheira, nem consumir drogas, lícitas ou não. Você enjoa, fica gorda, com os peitos doendo, um sono do cão e um humor completamente bipolar. Ou seja, é uma tpm. Só que dura quase um ano.

Aparentemente, eu devia evoluir como pessoa e desapegar dessas coisas menores em prol de uma felicidade muito maior que é o milagre da vida. Não me entendam mal, esse bebê é queridíssimo, planejado. Mas isso não significa que eu tenha que mudar de personalidade, colocar um sorriso na cara e achar tudo maneiro. Até porque, no começo, antes das ultras, da barriga e dos chutes, você abdica em prol de algo que não conhece, nem é capaz de visualizar. É só uma questão de fé nas listras rosas do exame de farmácia.

Depois melhora, você vai no médico e o que era só um girino vira, de fato, um bebê com cabeça, tronco e membros. E as pessoas te perguntam: como assim, você não levou um dvd para ultrassonografia? Você tem que levar! Aí, você junta todas elas, faz uma edição, coloca uma música e manda para todo mundo por email!

Pausa para visualizar a minha cara de tacho.

Sim. As pessoas falam isso. E falam muitas outras coisas:

Você não está fazendo um diário da gravidez?
Você não vai a Miami fazer compras para o bebê?
Você não deveria estar comendo isso, deveria?
Você vai ter parto normal, né? Cesariana nem pensar.
Já olhou na internet?! Tem uns sites ótimos que contam o que está acontecendo com o seu bebê, minuto a minuto.

E, acima de tudo, elas não entendem porque você não fala sobre isso todos os minutos da sua existência.
Cara, não que não seja um assunto importante, se não fosse, não estava sendo discutido aqui. Mas, na boa, eu fiz duas faculdades, um mestrado, faço um programa de televisão toda semana, leio jornal todo dia, tenho 3 livros na minha cabeceira, escrevo, saio, viajo...
É sério que nego acha que eu vou ficar discutindo amamentação o dia todo? Se as pessoas acham que isso faz de mim uma (futura) mãe desnaturada, eu realmente não dou a mínima. Eu acho que faz de mim uma pessoa saudável.
...
Eu sei. Resmungando desse jeito parece que eu não estou curtindo estar grávida. Não é verdade. Há uma série de aspectos bacanas, divertidos e interessantes. Prometo dedicar um texto inteirinho a eles no futuro. Eu só me recuso a perpetuar o clichê do esplendor da maternidade, da grávida radiante, a mulher na melhor fase da sua vida. E é injusto cobrar isso das pessoas.

Quanto aos sintomas...bom, parece que melhora. Tomara. Adoraria fazer a Leila Diniz.

19 comentários:

Lady Shady disse...

Seja bem-vinda, querida!
Vou adorar ler os textos desta nova Comandante!
Felicidades aí com sua barriga!
E manda mesmo todo mundo ir pastar. Mania horrível das pessoas ficarem se metendo.
bjs,

Layla Tom disse...

Aêê... Bem-vinda, Mary Jane!!!
O Comando é isso mesmo!!! Cheio de mulheres lotadas de opiniões.
Por isso vem uma criança arretada que nem a mãe.
Beijos

bia prado disse...

Mary Jane!!!
Essa Trompa de Elite é que comanda a galera.
Eu amo essas meninas!
Vai aplicando sua filha se for mulher e ensinando seu filho a ser um homem melhor, se for menino.
Beijos

Cinira Ira disse...

Bem-vinda, Mary!
Enfim uma moça de família, futura mãe e tal, aqui nesse blog de malucas e pervertidas.
Resolvi até voltar...acabo de chegar do retiro.
bjs

Aureliano Mailer disse...

Sangue novo, no Comando!
Estava precisando pq esse Comando, depois que foi "andar de esteira" em Paraty ficou meio sem fôlego.
"Umas" dizem que foi êxtase, eu penso que foi ...
É melhor não falar, estou mal humorado.
De toda sorte, benvinda!

Renata Born disse...

Darling, adorei essa coisa de "vivo minha vida freestyle". É isso aí!!!!

Bem-vinda ao Comando!

Trompa de elite osso duro de roer...

Felícia disse...

Salve salve, MJ!

Faça o que tu queres, pois é tudo da lei.

Mas por que raios não pode fazer sauna com little you na barriga?

Wellcome to comando!

Besos

Anônimo disse...

MJ!

bem vinda ao grupo de pais e mães que não fazem parte do rebanho!
Espera!!!!! Vai ficar bem pior! Você não imagina oque é um aniversário de criança e ainda... FESTA NA ESCOLA!!!! Sempre bebo antes, durante e depois das festinhas (pra esquecer né...)e descaradamente suborno meu filho para não ir a festa de dia dos pais na escola. Aí me disseram ele vai ficar traumatizado... FODA-SE! Pelo menos ele terá um motivo plausível para me odiar na adolescencia(Aliás... se meu pai ao invés de me deixar pagar o mico de cantar musiquinha tosca e fazer presentinho de crepom me levasse pro cinema ou pra jogar Guitar Hero, ele seria meu ídolo!).
Bom... você não precisa de conselhos... é pura e simplesmente continuar cagando para a opnião alheia. Aposto que com sua personalidade será uma excelente mãe.
Veja os filhos da "manada" (leia-se rebanho, matrix, senso comum, etc..)é uma fábrica de neuróticos. Podemos fazer melhor!
Enfim, parabéns pelo bebê! Pense nesses meses como uma jornada espiritual em busca sei lá do que... etc... Ah... e lembre-se: quando ele ou ela te irritar daqui a 16 anos com aquela rebeldia púbere.. jogue tudo isso na cara dele (ou dela). Não é pecado. É terapêutico!

beijunda!

Postmodern Casanova

Lady Shady disse...

Caro Anônimo,
adorei tudo o que vc disse. Tá certíssimo!
Entretanto preciso fazer uma ressalva quanto à 'cultura Guitar Hero'...Tenho traumaaaaaaaaa! Horrooooooooor a homem que fica jogando isso!
Mas essa história eu conto em outra ocasião.

Anônimo disse...

Lady Shady,
~
Não deixe de compartilhar esta história! rsrsrs... Mas qto ao Guitar Hero... É coisa de pai e filho (ou filha)... Se um manorado te obriga a assistir ele a pagar de "Hendrix, o deus da guitarra de plástico", você tem todo o direito de obrigá-lo a observar vc fazendo as unhas, ou qualquer coisa que uma mente feminina (maravilhosamente)vingativa pode pensar! Rsrs

Mas estou anônimo por preguiça... meu codinome é Postmodern Casanova. depois faço um perfil!

Beijundas!

Postmodern Casanova

Lady Shady disse...

Rá!
Praticamente matou a questão do Guitar Hero...a história é um pouquinho mais freak só.
Pois é, moço, havia reparado que és P.Casanova, mas com certeza esse não é seu nominho de batismo, hehehe.
Mulher é bicho curioso mesmo...só fico excitadinha pra descobrir se és alguém conhecido...mas o mistério é gostoso tb.

bjs!

PS; Acesse tb - http://luxureluxure.wordpress.com/

Cinira Ira disse...

Aí!
Já está aí a 'oferecida' de gracinha pro rapaz anônimo...
Nem sabe quem é!
Ninguém merece....

Lady Shady disse...

Cici, minha querida, vai procurar 'um' bem grande, tipo de negão gostoso, pra vc se divertir, vai.
Cuida da sua vidinha de frígida, amiga, francamente...

Anônimo disse...

Lady,

Estou me divertindo muito lendo os posts das comandantes (li os mais recentes e adorei todas vocês!) Eu não sei se vc é uma delas... acredito que sim com outro codinome! rsrs.
Abri o luxure e adorei tb! Só não li muita coisa ainda (mas o vídeo da cinderela...morri de rir!)

Bom... qto a quem sou eu... é uma pergunta bem difícil de responder.. claro... mamãe não batiza o filho com nome de libertino do século XVIII... só com nome de santo, cantor, imperador, etc... E o postmodern é pra tirar um pouco do ar clichê de Casanova (mas no fim pode ter ficado meio cafona sei lá...). mas mamãe tb não batiza como Lady Shady né...
Com certeza conheço uma ou outra de vocês ... rsrrs e é divertido tentar adivinhar... assim proponho a mesma brincadeira. Mas sem tentar tirar a fantasia. Pelo menos por enquanto! Claro que tenho meu palpite sobre quem vc é... mas não vou tirar seu disfarce! Até pq... Lady é o disfarce ou o disfarce é o outro nome?
O fato é que... se eu expor a "identidade secreta" pode ser que eu não continue tão autêntico... Como P.C. me sinto meio Brás Cubas... mas muito vivo e sem o lance dos vermes, caixão etc... Simplesmente posso falar oque eu penso sem (falsos) pudores e sem patrulha!

Bom.. falei demais! Pena q não tenho blog, senão passava ele para continuar esta prosa!

beijundas!

Postmodern Casanova

PS: MJ Sorry!!!!! Estamos "poluindo" seu post!!!!!!
Afinal a estrela deste post é vc!!!

Lady Shady disse...

Pois é, MJ, sorry mesmo!
Mas é que o jogo ficou divertido.

OK, Mrs. P.C., continuemos com as identidades secretas, pois a brincadeira é essa tb.

"Doreeeei" vc!

bjs

PS: Nada cafona o seu nome. Tá mais pra estimulante, rrrsss...

Dona Baratinha disse...

Caro C.P,
fiquei mto feliz em perceber que existe uma casta de párias para eu me encaixar no mundo da maternidade. agradeço, realmente, por ter me dado esse alerta futuro. Claro que piora! Deve ter cada mãe careta in-su-por-tá-vel. qto ao guitar hero, eu e o marido achamos que a educação da criança não estará completa sem ele. menino ou menina, a criança vai aprender a tocar Smells like teen spirit antes dos 10. Fato.
beijocas
MJ (fantasiada de baratinha...)

Renata Born disse...

Acho que conheço PC de longa data... Tô com essa impressão...

Enfim... Querido, se quiser, apareça prum chope na sexta-feira no Antigamente.

Comando Rosa e Falo Explícito costumam passar por lá depois do trabalho.

Beijos.

PS: MJ, vamos organizar a lista do chá de bebê aqui, heim? Só vamos aguardar a gestação estar mais adiantada pra começar o movimento!

Postmodern Casanova disse...

Cara MJ/Baratinha,

Agora tenho certeza que o bebê terá uma excelente educação!

Cara Renata B,

É possível sim... conheço pelo menos uma de vocês... difícil mesmo é descobrir quem pois vocês tem várias facetas!
Qto ao chopp passo lá, não nesta sexta... é algo assim constante, tipo compromisso religioso?

Beijos!

Ana Rosa disse...

muito bom, querida!!!
e muita paciência... beijão