O Dia Mundial de Combate à Homofobia será celebrado amanhã, domingo, 17. A data é alusiva ao 17 de maio de 1990, data em que a Organização Mundial de Saúde excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. A partir daquele dia, o homossexualismo não mais seria considerado enfermidade, distúrbio ou perversão.
Uma amiga querida costuma dizer, com propriedade, que “o mundo é gay”. Talvez ela saiba o que está dizendo. Talvez não. Percebo que os gays tendem à desconfiança (quando não à convicção) de que todos a seu redor partilham a mesma condição homossexual. Já ouvi dizer que tal crença seria uma espécie de estratégia subliminar de que se valem os gays na abordagem de eventuais parceiros. Será mesmo assim? Maybe...
A questão é que generalizações do tipo “o mundo é gay” sempre me parecem redutoras e perigosas, além de comumente descambarem para o preconceito. Quase sempre desconfio delas, muito embora, convenhamos, haja situações em que a generalização cabe como uma luva (seria o caso de “o mundo é gay”?).
Não perco de vista que vivemos num mundo contraditório, convulso, desajustado, no qual se digladiam bilhões de pessoas freneticamente chacoalhadas por desvios, transtornos e perturbações de toda ordem. E aqui me refiro a todas as pessoas, sem exceção e sem medo da generalização. Independentemente da condição sexual de cada um, o fato é que a retirada oficial da homossexualidade da lista de doenças, distúrbios e perversões enfraqueceu brutalmente a chance de a máxima “o mundo é gay” soar absolutamente verdadeira.
6 comentários:
Ah, eu ando achando que essa máxima é bem verdadeira sim...
Ah! Eu ando achando que não...
Tenho muitos amigos gays, todos maravilhosos. Mas adoro pensar que o bom mesmo é sermos todos diferentes. Homens, mulheres, gays e seja lá o que quiserem ser!
Viva a diferença!!!!!!!
sou mais a máxima "de perto, ninguém é normal".
(desde que todos sejam sexuais, já tá valendo.)
Olha,meus amores,se o 'mundo é gay' eu não sei não...mas que a minha turma de comissários de vôo era todinha,todinha gay, isso era!
hahahaha!
Alôooooô, vcs são gays?´
Eh isso? Achei que não fossem, mas sinceramente nem ligo.
Olha eu tb tenho as minhas estórias, só não falo delas tão abertamente assim. Estou gostando do blog e tb curiosa (ou curioso) rsrsrs. Meu nome eh ..... bem, depois eu falo, tá?
Bjs
A propósito vcs são quantas.
São 4 mesmo ou é uma que vale por quatro!
Ah devem ser 4 ou mais e acho que tem uma straight, pelo menos.
Tchau.
Depois eu ligo!
Esse absurdo eu neeeeem comento...
Depois reclamam da proximidade do Apocalipse...
Gente perdida!
Postar um comentário